segunda-feira, 8 de setembro de 2008

7As- SÉRIES - PERGUNTAS PARA A PROVA 1 - TERC TRI - EUROPA / UNIÃO EUROPÉIA

A matéria da Prova 1 está presente entre as páginas 1 e 28 da apostila 3. Seguem abaixo algumas questões que podem auxiliar no estudo da prova:

  1. Por que podemos dizer que os aspectos físicos do continente europeu (litoral recortado) teve funamental importância na dispersão de conhecimentos e consequentemente na evolução de sua tecnologia em período anterior às Grandes Navegações?
  2. Por que podemos dizer que nossa cultura ("Mundo Ocidental - Américas") é fundamentalmente construído dentro das orientações ideológicas, e de organização sócio-espacial, presentes na cultura européia?
  3. Qual é o tipo de relevo predominante no Continente Europeu? Que aspectos desse relevo interferem na economia européia?
  4. A hidrografia európéia pode ser considerada "rica"? Há situações de limitação do uso dos recursos hídricos na Europa? Onde? Comente.
  5. Que aspectos ambientais podem ser levantados sobre os Rios Danúbio e Volga? Como seus ciclos sazonais refletem interferência na economia dos países que deles dependem?
  6. Pode-se perceber que os diferentes tipos climáticos presentes na Europa se distribuem por faixas que determinam a distribuição da vegetação daquele continente. Qual é o grau dessa determinação? Comente.
  7. Por que o Muro de Berlim, simbolizou a sustentação da divisão do mundo em dois pólos (Capitalista e Socialista) durante a Guerra Fria, e por que a sua queda, em 1989, representou o fim da manutenção desta divisão global?
  8. Por que a União Européia é seguida como exemplo de Bloco Econômico para todos os blocos que surgem entre nações?
  9. Quais foram as grandes barreiras enfrentadas pela União Européia na implantação do Euro nos países membros?
  10. Que tipo de exigências a União Européia faz aos países que pretendem ingressar no grupo?

Obs: estas são algumas das questões que foram comentadas em sala de aula. O estudo dos textos na apostila são fundamentais para o completo entendimento dos fatos abordados.

8A SÉRIE - ESTUDO DA ÍNDIA - PROVA 1 - TERC TRI