sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MAPA DA PROVA 3 - TERCEIRO TRIMESTRE - TEMA: ÁFRICA - OITAVA SÉRIE

1 – p.28 e p.29 – Quais as influências, positivas e negativas, dos aspectos físicos da África sobre seu desenvolvimento? (observar mapa do clima, na página 28)
2 – p.31 – Comentar a polêmica disputa de uso das águas do Rio Nilo pelas nações que são cortadas por ele.
3 – p.30, p.31, p.34 – Caracterizar a rede hidrográfica africana fazendo relação com a sua ocupação/desenvolvimento.
4 – Identificar e descrever o período de Partilha da África / dominação cultural européia sobre a África. P.35 e p.36 apostila 3 + apostila 4 nas páginas 5 e 6.
5 – África do Sul – comentar sobre a mudança do Apartheid Racial para o Apartheid Social. p.36 e p.37
6 – p.38 – questão 6 – apostila 3. RESPOSTA: LETRA C
7 – apostila 4 – p.7 – mapa de conflitos e riquezas.
8 – Texto sobre questão da AIDS no continente africano. p.11 – apostila 4.
9 – Comentar a polêmica sobre a ajuda à África – Assistencialismo enquanto nova proposta de dominação. (p.12 e p.13 – apostila 4)
10 – p.14, p.15 e p.16 – Globalização e África – Relação África – Brasil –

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ESTUDO PARA A PROVA 2 DE GEOGRAFIA - TERCEIRO TRIMESTRE - OITAVA SÉRIE

PERGUNTA 1 – O QUE SÃO OS “NOVOS TIGRES ASIÁTICOS”? SURGIRÃO OUTROS AINDA MAIS NOVOS?RESPOSTA NA PÁGINA 21, TERCEIRO PARÁGRAFO!

PERGUNTA 2 – TENDO COMO EXEMPLO A “ASEAN” POR QUE OS PAÍSES ASIÁTICOS SE ORGANIZARAM EM BLOCOS ECONÔMICOS?RESPOSTA NA PÁGINA 21, QUINTO PARÁGRAFO!

PERGUNTA 3 – O QUE AS TENTATIVAS DE IMPLANTAÇÃO DA “ALCA” DEMONSTRAM?MAPA DA PÁGINA 22 + COMENTÁRIOS EM AULA

PERGUNTA 4 – NO CASO DE CONTRABANDO DE SEMENTES DO BRASIL PARA A ÁSIA, O QUE OS “LADRÕES” ESQUECERAM DE LEVAR? RESPOSTA NA PÁGINA 23 , NO QUADRO, TOPO DA FOLHA.

PERGUNTA 5 – O QUE AS TRÊS IMAGENS DA PÁGINA 27 REPRESENTAM? RESPOSTA NA PÁGINA 27


Resposta: Retratam três realidades do povo negro da África Sub-saariana. Na África do Sul, após décadas de Apartheid (separação constitucional entre Brancos e Negros) criou uma elite Branca, que dominava todo o país. Hoje, passados os piores anos já registrados, a concentração da renda continua sendo uma prática no país, os brancos continuam sendo os mais ricos, mas uma parte dessa riqueza também dá alcance econômico ao negro (minoria), que uma vez matriculados nas escolas de predominância branca, se auto-entitulam Côcos, ou seja, "negros por fora e brancos por dentro". Emquanto isso uma parte da África ainda vive os resquícios da frágil relação global do século XX (Guerra Fria), onde inúmeros conflitos afloraram após o desmando até então sempre presente das antigas potências. Por último percebemos uma África que sucumbe à fome, à AIDS, e ao ESQUECIMENTO. Uma África que aos poucos morre disfarçadamente, e que se dá ao luxo de sediar um evento esportivo como a Copa do Mundo de Futebol, que apenas ajudará aos ricos em sua necessidade de mais ricos ficarem!


PERGUNTA 6 – Por que a crise na África parece não ter solução próxima? RESPOSTA NA PÁGINA 27

Resposta:


PERGUNTA 7 – QUE ASPECTOS FÍSICOS DA ÁFRICA ACABAM POR GERAR GRANDES QUESTÕES SOCIAIS? RESPOSTA NA PÁGINA 28

Respostas:
A questão do avanço do Deserto do Saara na direção sul é uma das mais graves. Em alguns pontos o avanço é de quilômetros ao ano. Este avanço vem transformando áreas florestadas em terrenos áridos impróprios para qualquer atividade. Outro aspecto que chama a atenção é a riqueza que se mantém sob o solo africano, uma vez que a exploração de Petróleo e Gás natural vem se intensificando e alterando a paisagem geográfica, como tabém as relações sociais da área.


PERGUNTA 8 – POR QUE O ATUAL GOVERNO BRASILEIRO TEM INTERESSE EM BUSCAR UMA APROXIMAÇÃO COM INÚMEROS PAÍSES AFRICANOS?

Resposta
: Trata-se de uma aproximação por puro interesse. O Brasil está muito interessado em vira a partcipar do Conselho de Segurança da ONU. Este Conselho é formado por 15 países membros, mas 5 são membros permanentes (EUA, França, Reino Unido, Rússia e a República Popular da China). Os outros 10 membros tem cargo rotativo, com mandatos de 2 anos.
Desta forma o Brasil precisa. Entre os atuais membros temos 3 países da África (África do Sul, Bukina Faso e Líbia), que tem direito de votar na escolha de novos membros.
Sendo assim a aproximação do Brasil, e até mesmo o perdão concedido pelo Brasil para algumas dívidas de países africanos, tem seu preço político e diplomático.