domingo, 28 de fevereiro de 2010

QUINTA SÉRIE 2010 - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 2° SEMANA

PERGUNTA: Como a Revolução Industrial acabou alterando para sempre a relação da humanidade com o ambiente em que vive?

R: No século XVIII, a vida em sociedade sofreu uma mudança radical. Surgia a Indústria, que obrigava o “homem” a se reorganizar no espaço geográfico. Milhares de pessoas foram para as cidades, onde as indústrias estavam sendo instaladas. Contudo, as fábricas, que se baseavam no funcionamento da Máquina à Vapor, utilizavam os recursos da natureza, com uma velocidade nunca vista antes, em especial, madeira e carvão.  Logo, as conseqüências para o Ambiente também foram altamente impactantes, como o desmatamento acelerado das florestas européias e as escavações pela busca de carvão mineral. A conseqüência foi o início de um processo de comprometimento ambiental (global), principalmente baseado na poluição atmosférica (atualmente ligados às teorias sobre o “Aquecimento Global”.

SÉTIMA SÉRIE 2010 - GUERRA FRIA - 2°SEMANA

Em 20 de julho de 1969, aparelhos de televisão em todo o mundo transmitiram a mesma imagem indistinta: Neil Armstrong descendo a escada do Módulo de Pouso Lunar Eagle e tocando a superfície da Lua com sua bota. A frase dele, "um pequeno passo para um homem, um salto imenso para a humanidade", tornou-se uma das mais conhecidas na história. O famoso pouso foi um final triunfante para a corrida espacial.
PERGUNTA: Como a disputa entre os Estados Unidos e União Soviética causaram uma aceleração no desenvolvimento tecnológico mundial?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

QUINTA SÉRIE 2010 - A GEOGRAFIA E NOSSA NOÇÃO DE "LUGAR"



Como somos todos moradores da “Grande Florianópolis” é interessante lembrarmos o que nossa apostila fala sobre a definição de “LUGAR”. Lá, na página 4 temos o seguinte: Os locais onde sua vida acontece, onde você realiza diversas atividades, como estudar, brincar, passear, são o que a Geografia chama de lugar.
Sendo assim, observem as três figuras apresentadas e diga se estas paisagens fazem parte de seu “lugar”.
Pergunta: Podem existir várias explicações sobre o lugar das pessoas, mesmo que morem na mesma cidade? Explique:

SÉTIMA SÉRIE 2010 - MUNDO BIPOLAR

Esta atividade é muito simples. Basta dizer como se explica a imagem acima!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEXTA SÉRIE 2010 - Sobre a Construção do Território Brasileiro

Querida Sexta Série....
Iniciaremos nossos estudos identificando os elementos histórico-geográficos que influenciaram a construção do território brasileiro. Contudo, é inevitável percebermos que a construção do território terá seus reflexos na Construção da Identidade Brasileira.
Na página 2 de nossa apostila temos a obra Vitor Meireles, “Primeira missa no Brasil”, datada de 1861.
No site (http://www.dezenovevinte.net/obras/vm_missa.htm) temos informações importantes sobre a influência desta obra na construção da Identidade Brasileira.
Leiam este texto para discutirmos em sala de aula!
Muitas das informações se tornarão duvidas a serem resolvidas em aula!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

OITAVA SÉRIE 2010 - INVESTIGANDO A AMÉRICA LATINA

Senhores oitavanos, 2010 está ai!
Começaremos nossas investigações com um golpe certeiro no censo comum de nossa sociedade, que ultimamente até admite muitos melhoramentos em “nossa” América Latina, mas que ainda insiste em esconder-se de muitas das duras realidades e de suas origens, nascidas nos mais profundos fatos históricos aqui ocorridos. A imagem da página 02 de nossa apostila nos remete a primeira parte de “As Veias Abertas da América Latina”, onde Eduardo Galeano dá o seguinte título: “A pobreza do homem como resultado da Riqueza da terra”.
Obviamente, nem todos os homens ficaram pobres, apesar de serem a maioria; como nem toda a “terra” ficou pobre.
Isso nos leva a grande questão: Estaríamos nós expostos à uma repetição das explorações já ocorridas na América Latina?; ou já sabemos nos proteger dos oportunistas?
É obvio que a História pode se repetir com outras ferramentas. Mas nós saberemos reconhecer os processos?

Atividade: Responder em sala, de acordo com a pesquisa efetuada em casa: Por que o Haiti é pobre e desestruturado? (investigar o processo, seus principais atores, conseqüências, etc.) (entrega para dia 01 de março)


Obs: no site abaixo, você poderá acessar gratuitamente o livro de Eduardo Galeano, que se encontra disponível na internet. Futuramente usaremos este livro em nossos estudos.

http://copyfight.noblogs.org/gallery/5220/Veias_Abertas_da_Am%C3%83%C2%A9rica_Latina(EduardoGaleano).pdf

+++++++++++++++++++++++++++++