sábado, 24 de setembro de 2011

QUINTA SÉRIE - PERFIL ESQUEMÁTICO DO RELEVO DE SANTA CATARINA (forma simplificada)

Descrição do Perfil Esquemático do Relevo de Santa Catarina (forma simplificada):

Em Santa Catarina há muita preocupação quanto ao separatismo geográfico entre as duas regiões do estado:
• a do Litoral e Encosta (região oriental)
• a do Planalto (região ocidental)
Estas duas regiões são devidas às condições do relevo catarinense, caracterizado pela relativamente súbita alteração dos níveis de altitude. No sentido norte-sul, as linhas de de topo da Serra Litorânea (Serra do Mar) e da Serra Geral (cuja frente se aproxima do litoral ao sul), formam níveis de altitude muito marcantes, dividindo o espaço catarinense em dois. Em conjunto, estas linhas de separação estabelecem a própria orientação da drenagem das águas, para o Atlântico e para a bacia do Paraná.
Antes das obras rodoviárias e ferroviárias, as dificuldades de articulação entre o Litoral e a Encosta com o Planalto eram bem maiores. Mas outrora, Santa Catarina sentia o problema, simbolizando na construção da rodovia BR-282 a conquista de um sonho que pôs fim o separatismo geográfico entre o litoral e o planalto.
O fato de se constatar duas grandes regiões, no estado, não significa a ausência de pronunciadas diferenças das formas de relevo, verificadas no ambito local.
É muito nítido o contraste entre as baixadas litorâneas e as formações montanhosas que, no litoral, chegam a tocar diretamente o mar. As próprias baixadas litorâneas (planície costeira) são também diferentes da superfície ondulada do Planalto Ocidental.
E, no dorso do Planalto Ocidental, o horizonte retilíneo contrasta bastante com as formas de relevo dos vales que os rios entalharam no material arenítico-eruptivo (derrame basáltico).
No Planalto, alguns rios escavaram profundamente o material rochoso, formando vales fechados, de encostas abruptas, que são verdadeiros "canyons", como o do rio Canoas.
Contrastes maiores poderão ser observados entre os níveis altimétricos das baixadas e tabuleiros litorâneos com a imponente escarpa da Serra Geral, na área meridional do estado. Essa escarpa, transposta pela famosa estrada da "Serra do Rio do Rastro", é panorama de interesse turístico.
Adaptado de... http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_de_Santa_Catarina

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PRIMEIRA NOTA DO TERCEIRO TRIMESTRE - ATIVIDADE EM GRUPO NA SALA DE AULA

Esta atividade está sendo realizada com todas as turmas. Trata-se da primeira nota em Geografia para o terceiro trimestre. Aqueles que faltaram nestas aulas devem recolher aqui as perguntas e encaminhar as respostas ao professor no próximo encontro.

5a Série -

1 - Qual a posição das principais áreas resultantes de fenômenos orogênicos no globo terrestre?
2 - Diferencie os três tipos de intemperismo. Por que eles alteram a sua ocorrência de acordo com a mudança de posição no planeta (variação de latitude)?
3 - Que tipos de argumentos foram usados por Alfred L. Wegener para defender sua teoria?
4 - Sabendo que 75% da superfície dos continentes é formada por rochas sedimentares, comente qual é a tendência natural na formação dos relevos na Terra.
5 - Qual é a influência dos meios de comunicação no entendimento sobre os fenômenos físicos da Terra? (ex: terremotos, tsunamis, etc.)

6a Série -

1 - Faça a análise do mapa da página 10. Distribuição da Indústria no Brasil.
2 - Por que empresas como a EBRAER conseguem se destacar apesar da herança histórica negativa do processo industrial brasileiro?
3 - A CSN é estratégica para o Brasil? Comente.
4- Atualmente, como a Indústria Brasileira vem se reorganizando espacialmente?
5 - Como Santa Catarina se apresenta no contexto industrial brasileiro?

7a Série -

1 - Observando o mapa da página 05, como podemos caracterizar a rede hidrográfica da Ásia?
2 - Como a questão da água está agravando politicamente as relações entre Israel e Palestina? (vídeos)
3 - O QUE não é feito na Ásia para que os efeitos das Monções sejam amenizados?
4 - É inegável que as ambições econômicas da China estão causando um elevado impacto ambiental. Mas que tipo de argumento pode ser usado para repreendê-los, uma vez que outras nações traçaram o mesmo caminho para alcançar o sucesso econômico?
5 - Como se avalia a questão da Ásia ao abrigar mais de 50% de toda a população mundial? (Distribuição das pessoas; recursos; aspectos físicos; etc...)


8a Série -

1 - Quais as diferenciações geográficas (físicas) entre Noruega, Suíça e Islândia?
2 - As terras da Noruega e Islândia passam por um fenômeno conhecido por “sol da meia-noite”. Quais as conseqüências deste fenômeno paras as sociedades envolvidas. Explique e comente.
3 - Em 22 de julho de 2011 a Noruega foi manchete nos diversos meios de comunicação do mundo por um massacre. Por mais cruéis que possam ser, as ações de Anders Breivik representam uma parte do pensamento europeu. Que pensamento é esse? Que porcentagem da população européia está preocupada com isso?
4 - A Islândia está em crise? Deseja fazer parte da União Européia? Quais são os argumentos a favor e contra essa idéia?
5 - Qual a importância para Islândia em montar um exército já que não tem nenhum?