sábado, 2 de agosto de 2008

PROVA 3 - OITAVAS SÉRIES - GERAÇÃO - II TRIMESTRE

Esta avaliação está sendo realizada de acordo com o estudo, previamente recomendado pelo professor, dos assuntos contidos entre as páginas 26 e 37 da apostila 2.

1 – Após a leitura da página 26 e 27, onde temos as “Características Gerais” dos países com médio índice de desenvolvimento humano da Europa, percebe-se que o seu relativo atraso em relação aos demais países “capitalistas” da Europa se deve ao tempo que permaneceram subordinados às determinações do regime da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No processo de transição para a economia de mercado, podemos perceber que estes países já estão sendo orientados para cumprir uma função diferenciada dentro do mecanismo econômico da Europa, que servirá às suas necessidades fundamentais. Que aspectos fortalecem essa diferenciação? Comente.


(dica: observe a Rota da Seda)

2 - Observando os mapas da página 28, que tratam de uma complicada e violenta reestruturação política de uma parte do território soviético que constituía a República Socialista da Iugoslávia, percebemos que há um forte peso étnico e religioso na área em litígio.
a) Por que seria esta região tão rica etnicamente? Que atributos histórico-territoriais fizeram desta área um espaço geográfico de tanta complexidade étnica?
(mapa da rota da seda)
b) Por qual motivo essas etnias não entraram em conflito durante a existência da República Socialista da Iugoslávia?

3 – O elevado grau de atos “dês-humanos” foi o que marcou a histórica “limpeza étnica” promovida pelos Sérvios na década de 1990.

http://www.euronews.net/pt/article/22/07/2008/karadzic-the-road-to-arrest/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425553.shtml

Para perceber como as marcas desse processo ainda são fortes naquela região, observe as notícias (sites acima) recentíssimas do último dia 23 de julho de 2008. Responda: Por que essas notícias geram tanta polêmica?

4 – Sabendo que a turma já estudou em História uma parte do processo da “Revolução Cultural” pela qual o povo chinês passou entre meados da década de 60 e 70 (1966 e 1977). É possível perceber que na realização dos atuais Jogos Olímpicos (China - 2008) ainda se convive com estes antigos preceitos, orientados a uma “repressão puramente ideológica”? Dê exemplos e comente a necessidade dessa estratégia nos dias atuais:

5 – Por que a meta chinesa de crescimento seria ambientalmente inalcançável, como afirmou a ONU?

Orientação geral para a Prova 3:

No dia marcado para a Prova 3 de Geografia do Segundo Trimestre, os alunos devem comparecer devidamente preparados para responder estas 5 questões em sala. Não será permitida a consulta em nenhum material.

Obs: Estas informações estarão também disponíveis em sala.

Um comentário:

Unknown disse...

Sim Peres...
A prova vai ter apenas 5 questôes??