sábado, 15 de agosto de 2009

PROPOSTAS DE TRABALHO PARA MOSTRA DE CIÊNCIA E CULTURA DO COLÉGIO GERAÇÃO

Tema Central da Mostra: Astronomia
Formação das equipes: As equipes serão formadas por no máximo 10 alunos. Não importa a série envolvida. O Aluno interessado pode se inscrever em qualquer trabalho, desde que o professor julgue que o mesmo pode acompanhar o processo de pesquisa e que para ele seja enriquecedor.
Pontuação: Os alunos podem receber como pontuação máxima mais 1,o (um ponto) na média do professor que coordena a orientação do trabalho. Nas demais disciplinas receberá a metade da pontuação alcançada na disciplina do professor orientador.
Seguem abaixo algumas propostas de trabalho. Os alunos devem procurar o professor Peres e se inscrever nos trabalhos para marcarmos as reuniões.

1º Montagem de Telescópio (simples – de Galileu) – Explicação sobre as origens deste invento, e de seus melhoramentos ao longo da História. Envolve conhecimentos sobre ótica, e sobre o desenvolvimento das lentes e espelhos.
PROFESSORES: Diógenes e Peres

2º Montagem de Relógio do Sol (com materiais reciclados) – Este relógio do Sol envolve conhecimentos sobre a latitude em que nos encontramos. Este relógio seria montado no pátio (quadra externa da escola). Mesmo que não haja insolação o relógio ficará montado pelo menos 1 semana antes para que análises possam ser feitas sobre os ângulos de sombra criados.
PROFESSORES: Peres

3º “LIMITE DO CÉU OBSERVÁVEL” – Nossos estudos sobre o universo e suas dimensões são limitados por uma espécie de anel externo. Se considerarmos a Teoria do Big-Bang, nosso universo está sob constante expansão, contudo, mesmo que os seres humanos tivessem alguma condição tecnológica para se projetar e acelerar aos limites dessa “bolha” de expansão, não poderia “ver” além dela, pois nossa existência está condicionada a este limite.
Dentro deste contexto os alunos farão investigação sobre as possibilidades de “viagens à velocidade da luz”; sobre as possibilidades de deslocamento de “matéria” em função de um dobramento do espaço tempo. Isso tudo envolveria muito da “Teoria da Relatividade”, e observações sobre os corpos em aceleração no Espaço Sideral.
PROFESSORES: Peres, Diógenes, Jadoski

4º “1910: quando Cometa Halley destruiu a Terra” – O trabalho vai concentrar as atividades na investigação sobre o Cometa Halley, sobre suas aproximações com a Terra, e especialmente sobre o pânico que sua passagem casou na sociedade européia no início do século XX.
Professores: Peres

5º OFICINA DE ASTRONOMIA: Na semana anterior ao evento, apresentaremos um “jogo”, como desafio para todo o colégio. Os alunos receberão as regras desse jogo no início da semana que antecede o evento. As pistas deverão ser recolhidas diretamente da observação programada do céu. Nas regras, os organizadores irão indicar certos horários para que os alunos identifiquem alguns elementos do céu.
A finalidade do jogo é provocar a curiosidade sobre a observação astronômica que pode ser feita à olho nu. A resposta do jogo, pode vir de inúmeras formas: pelo descoberta do nome de uma constelação; pelo desenho formado por estrelas que sejam corretamente encontradas no céu pelos observadores; pela melhor redação criada a partir de uma constelação que foi encontrada após a investigação das pistas do jogo; etc.
PROFESSORES: Peres, Diógenes e Marciel

6º “A História do Astrolábio nas Grandes Navegações” – Este trabalho envolve a montagem de um astrolábio e a investigação sobre a utilidade deste instrumento para os navegadores e sobre os resultados de sua evolução tecnológica.
PROFESSORES: Peres, Alexandre e Cândido.

7° Sistema Solar: “Massa em Movimeto”: Sabendo da influência da “massa” dos corpos celestes que pertencem a órbita do Sol, na variação de suas respectivas “forças de gravidade”. Poderemos montar uma apresentação onde o público interage com uma série de objetos que tenham a forma aproximada, diferenciando a força que faríamos para soerguí-los diante da força de gravidade da Terra.
PROFESSOR: Peres, André, Diógenes


8° “Brincando com essa tal “Gravidade”: Homens do Espaço
Esse trabalho envolve todo o conhecimento que trata do condicionamento físico dos astronautas, que envolve um rastreamento completo das condições físicas dos candidatos. Também é sabido que a ausência da força gravitacional terrestre (gravidade zero) há uma progressiva perda de massa muscular.
Na mostra de ciências podemos simular alguns desses exercícios que envolvem também exames psicotécnicos em associação com reflexo e força muscular.
PROFESSOR: Peres, André, Diógenes

9° Navegando no Planeta Marte: Os alunos montariam veículos apropriados para a navegação no terreno do Planeta Marte. Será demonstrado o movimento deste veículo que teoricamente seria controlado por computador a partir de uma base de comando instalada na Terra. (SALA SEPERADA COM DEMOSTRAÇÃO DE NOSSOS CONHECIMENTOS NO PROJETO DE ED. TECNOLÓGICA)

Nenhum comentário: