sábado, 24 de setembro de 2011

QUINTA SÉRIE - PERFIL ESQUEMÁTICO DO RELEVO DE SANTA CATARINA (forma simplificada)

Descrição do Perfil Esquemático do Relevo de Santa Catarina (forma simplificada):

Em Santa Catarina há muita preocupação quanto ao separatismo geográfico entre as duas regiões do estado:
• a do Litoral e Encosta (região oriental)
• a do Planalto (região ocidental)
Estas duas regiões são devidas às condições do relevo catarinense, caracterizado pela relativamente súbita alteração dos níveis de altitude. No sentido norte-sul, as linhas de de topo da Serra Litorânea (Serra do Mar) e da Serra Geral (cuja frente se aproxima do litoral ao sul), formam níveis de altitude muito marcantes, dividindo o espaço catarinense em dois. Em conjunto, estas linhas de separação estabelecem a própria orientação da drenagem das águas, para o Atlântico e para a bacia do Paraná.
Antes das obras rodoviárias e ferroviárias, as dificuldades de articulação entre o Litoral e a Encosta com o Planalto eram bem maiores. Mas outrora, Santa Catarina sentia o problema, simbolizando na construção da rodovia BR-282 a conquista de um sonho que pôs fim o separatismo geográfico entre o litoral e o planalto.
O fato de se constatar duas grandes regiões, no estado, não significa a ausência de pronunciadas diferenças das formas de relevo, verificadas no ambito local.
É muito nítido o contraste entre as baixadas litorâneas e as formações montanhosas que, no litoral, chegam a tocar diretamente o mar. As próprias baixadas litorâneas (planície costeira) são também diferentes da superfície ondulada do Planalto Ocidental.
E, no dorso do Planalto Ocidental, o horizonte retilíneo contrasta bastante com as formas de relevo dos vales que os rios entalharam no material arenítico-eruptivo (derrame basáltico).
No Planalto, alguns rios escavaram profundamente o material rochoso, formando vales fechados, de encostas abruptas, que são verdadeiros "canyons", como o do rio Canoas.
Contrastes maiores poderão ser observados entre os níveis altimétricos das baixadas e tabuleiros litorâneos com a imponente escarpa da Serra Geral, na área meridional do estado. Essa escarpa, transposta pela famosa estrada da "Serra do Rio do Rastro", é panorama de interesse turístico.
Adaptado de... http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_de_Santa_Catarina

8 comentários:

Anônimo disse...

Minha sala rsrsrs

Anônimo disse...

que legal.

Anônimo disse...

O peres é um ótimo professor...

Anônimo disse...

A foto ficou muito boa, gostei da explicação.

Anônimo disse...

oi Peres gostei muito do seu mapa

Anônimo disse...

VOCE É BETA MURRAY

Anônimo disse...

Sai do fake angeloni

pedrin rei delas disse...

Terrorismo é legal?
se sim vamos lá no mercado público