domingo, 7 de março de 2010

OITAVA SÉRIE 2010 - URUGUAI - ESQUERDA NO PODER DA AMÉRICA LATINA - 3° SEMANA


José Mujica, que nesta segunda-feira (1.º de Março de 2010) assumiu a Presidência do Uruguai, deixou revelar neste domingo sua simpatia pela candidatura à Presidência da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff.
"A decisão compete ao povo brasileiro, não a nós. O que não quer dizer que meu "corazoncito" não tenha nada a dizer", disse Mujica em uma conferência de imprensa, ao ser perguntado sobre a pré-candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.
"Ultimamente tenho gostado de ver as mulheres no poder", acrescentou o ex-líder da guerrilha Tupamara, que atuou nas décadas de 1960 e 1970 em em seu país.
Mujica, que habitualmente refere-se a Lula como "um exemplo a seguir", afirmou que o presidente é "um político muito superior, que demostrou a habilidade de governar esse continente (o Brasil) sem maioria parlamentar".
Por sua vez, o futuro vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, disse na mesma conferência que o Uruguai "quer relações com o Brasil cada vez mais profundas e mais ricas. Brasil é o sócio número um do Uruguai".
Astori acrescentou que "Brasil é práticamente o líder natural da região" e "a medida em que assuma essa posição, vai contribuir para corrigir as dificuldades de accesso a mercados ampliados, assim como melhorar a fraca institucionalidade" do Mercosul, que Uruguai e Brasil integram juntamente com Argentina e Paraguai.

PERGUNTA: 1- Como se explica o grau de dependência da Economia Uruguaia em relação ao Brasil e Argentina?
2 - O governo de Mujica será de continuação ou de reestruturação, em relação a linha administrativa anterior?

Um comentário:

Rodrigo de Freitas disse...

Boa postagem Peres, irei começar a frequentar o blog, mas agora tenho que estudar para sua prova e a da Janaina D:, até!