quarta-feira, 3 de março de 2010

SEXTA SÉRIE 2010 - CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL - 3 SEMANA

A produção de cana-de-açúcar se concentra nas regiões Centro-Sul e Nordeste do Brasil. O mapa acima mostra em vermelho as áreas onde se concentram as plantações e usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, segundo dados oficiais do IBGE, UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas – SP) e do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).
PERGUNTA: Como podemos traçar uma relação entre a produção da cana-de-açúcar no passado e no presente do Brasil?
PERGUNTA 2: No mapa acima podemos perceber que as áreas de concentração da produção estão em locais muito diferentes; logo, estão submetidas a climas diferentes. Como isto se tornou possível, já que a cana-de-açúcar era plantada exclusivamente no Nordeste?
OBS: clicando na figura acima (mapa) você terá mais informações sobre a produção de cana-de-açúcar no Brasil!

6 comentários:

vyctor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vyctor disse...

Victor 6ªc:

são só as areas destacadas no mapa acima que existe produção de cana de açucar ou existem outras menores em outros estados?

Marcelo Peres Ramos disse...

Victor 6°C - Temos outras plantações de cana-de-açúcar no Brasil, mas no mapa foram destacadas as principais áreas de produção.

rafael disse...

Professor ah plantação de cana de açucar em Santa Catarina?

Rafael, 6 serie:C

87666 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique Philippe disse...

Monique 6ªB

Resposta da número 2:
É possível porque depois de anos e anos de procura e adaptação descobriram uma espécie de cana de açúcar que pode viver e ser cultivada na quela região,mas para isso tiveram que buscar mudas que eram diferentes,reproduzi-las,fazer muitas mudas,e adapta-las ao novo clima e solo,e isso durou séculos mais hoje tem grandes plantações de cana de açúcar no Brasil.
Acho que essa é a resposta...